O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca nesta sexta-feira à noite em Foz do Iguaçu, acompanhado do novo presidente paraguaio, Nicanor Duarte Frutos, para acompanhar, no sábado, a descida do estator de uma das duas últimas unidades geradoras em construção na usina hidrelétrica Itaipu Binacional. A peça pesa 988 toneladas e tem 20 metros de diâmetro.
De acordo com a assessoria de imprensa da Itaipu, o presidente assinará convênios para implantação de um programa de ampliação da produção de peixes em tanques-redes, nas áreas de influência do reservatório, e do programa Bolsa-Escola, que irá atender 300 crianças de Foz do Iguaçu e outras 300 do lado paraguaio.
O presidente participará ainda do lançamento da pedra fundamental do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), uma espécie de universidade do Mercosul, que irá oferecer cursos de graduação (turismo, meio ambiente e engenharia, entre outros), aplicar o conhecimento disponível na região em ciência e tecnologia (hidrogênio, por exemplo) e oferecer, ainda, cursos profissionalizantes em parceria com o Sesi e o Senai.
É a primeira vez que Lula vem a Foz do Iguaçu, na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, desde que foi eleito presidente.