O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) e o governador Roberto Requião (PMDB) abrem nesta segunda-feira a sessão plenária que reunirá mais de 100 ministros de meio ambiente para as negociações finais da Convenção de Diversidade Biológica, que acontece em Curitiba. A abertura será às 10 horas, no Estação Embratel Convention Center, centro da cidade.
Essa é a última etapa dos trabalhos da 8 Conferência das Partes da Convenção da Biodiversidade (COP-8), evento promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Na agenda divulgada pelo Palácio Iguaçu está previsto um almoço, no Estação, para as autoridades.
Informações do Ministério do Meio Ambiente revelam que a reunião do Segmento Ministerial da CO-P8 acontece com um pano de fundo pouco animador.
De acordo com a Avaliação Ecossistêmica do Milênio, um diagnóstico feito por 1.350 cientistas de 95 países, divulgado em março de 2005, 60% dos ecossistemas estão degradados e, se nada for feito, haverá um colapso futuro na capacidade do planeta de fornecer bens e serviços naturais aos seres humanos. Além disso, os países correm sério risco de não cumprirem as metas do Plano Estratégico da CDB até 2010.
A chegada de Lula a Curitiba estava prevista para 20h30 de domingo. A idéia de os petistas do Paraná levarem o presidente para uma visita à Repar, a refinaria da Petrobras em Araucária (Região Metropolitana de Curitiba), não foi para frente. O compromisso oficial de Lula em Curitiba é apenas a COP-8.