Paraná

Londrina terá novo caminhão de combate a incêndio

16 nov 2011 às 16:23

O Corpo de Bombeiros do Paraná passa a contar com dez novos caminhões tipo autobomba tanque para o Corpo de Bombeiros. Os equipamentos foram entregues nesta quarta-feira (16) pelo governador Beto Richa. Eles serão empregados em combate a incêndios urbanos, rurais e em instalações petroquímicas nas principais cidades do Paraná — Curitiba (2), São José dos Pinhais, Paranaguá, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e Guarapuava. O investimento é de R$ 8 milhões e os recursos são do Fundo Estadual do Corpo de Bombeiros (FUNCB).

"Esta é mais uma demonstração do esforço que estamos fazendo para recuperar a estrutura e as condições de trabalho dos profissionais da segurança pública", disse o governador. "Garantir a estrutura adequada para as atividades de salvamento e resgate de pessoas é o mínimo que podemos fazer pelos nossos valorosos bombeiros, que há muito tempo são exemplo de competência, dedicação e empenho sem limites", afirmou Richa.

Os novos caminhões autobomba tanque possuem capacidade para carregar até 20 mil litros de água e mil litros de espuma. A bomba é certificada e tem capacidade de pressão de 7 mil litros por segundo, com um jato de água que atinge altura de até 39 andares (120 metros). O veículo é totalmente automatizado e compõe uma nova linha de equipamentos com tecnologia avançada para apoiar atividades de bombeiros. Os caminhões foram escolhidos por meio de um estudo do Corpo de Bombeiros e são os primeiros do tipo a entrar em operação no Brasil. Os estados de São Paulo e Minas Gerais deverão adotá-los em breve (com AEN).


Continue lendo