Um relatório apresentado pela Secretaria de Obras Públicas na reunião da operação "Mãos Limpas" desta segunda-feira (23) mostrou que cinco unidades prisionais serão inauguradas nesse primeiro semestre. Serão entregues os Centros de Detenção e Ressocialização de Piraquara, Londrina e Cascavel, totalizando a oferta de novas 2.880 vagas, além da Penitenciária de Regime Semi-Aberto de Guarapuava e a Penitenciária Feminina de Regime Semi-Aberto, com obras de ampliação e reformas.
Entre construção, reformas e ampliação, estão previstas as inaugurações de 10 unidades em 2006, além do Presídio Federal em Catanduvas. Ao todo, serão mais de nove mil novas vagas, de acordo com informações da Agência Estadual de Notícias.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e da Cidadania, investiu no crescimento de cerca de 150% das vagas do Sistema Penitenciário do Paraná. As novas unidades prisionais, denominadas Centros de Detenção e Ressocialização ou Provisórias, têm como finalidade desafogar os distritos policiais superlotados de diversas regiões do Estado.