A etapa regional de Londrina do Concurso Café Qualidade Paraná 2007 termina nesta quarta-feira (12), e o evento vai divulgar os vencedores nas categorias cereja descascado e café natural, que receberão prêmios e vão participar da etapa estadual do Concurso – em Ribeirão Claro. Nesta fase, as indústrias dão lance pelo melhor café. O primeiro colocado participa de um outro leilão, nacional, enquanto os demais são vendidos para os compradores.
No ano passado, o café do agricultor Ernesto Sene, de Ibaiti, foi o segundo colocado na categoria café natural. Ele vendeu um lote de 10 sacas por um valor quase seis vezes maior que a média de mercado. Já no leilão nacional, promovido pela Associação Brasileira de Indústria do Café (ABIC), o grande vencedor foi pela primeira vez um cafeicultor paranaense, Valtamir Vezzomo, de Salto do Itararé.
Na última quinta (6), foram selecionados os cafés vencedores da região de Londrina. Dos 35 produtores inscritos, 11 foram escolhidos para representar a área na fase estadual. Neste ano, o número de inscrições na etapa regional foi 20 % maior que em 2006.
O Concurso é uma realização do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Emater, Secretaria estadual da Agricultura, cooperativas, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria Municipal de Agricultura de Londrina, Bolsa de Cereais e Mercadorias de Londrina, Centro de Comércio do Norte do Paraná e empresas torrefadoras.
Serviço:Encerramento da etapa regional de do Concurso Café Qualidade Paraná 2007.
Dia: 12 de setembro.
Horário: 14 horas.
Local: Auditório Milton Alcover na Sociedade Rural do Paraná.