Paraná

Londrina emite carteira para idosos com mais de 60

29 set 2007 às 08:48

A carteira que garante o direito de quem tem mais de 60 anos de viajar de graça em ônibus interestaduais já está sendo emitida pela Secretaria Municipal do Idoso de Londrina. O benefício é garantido pelo Estatuto do Idoso para quem cumpre pré-requisitos, como renda mensal inferior a dois salários mínimos.

Para ter o documento confeccionado, o idoso precisa levar foto 3X4, Carteira de Identidade, CPF e Número de Identificação Social (NIS). Quem não tiver o NIS, deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A estimativa é que a entrega do documento demore cerca de uma semana.


A legislação prevê que dois lugares em cada ônibus interestadual devem ser reservados gratuitamente para os idosos. A partir da terceira vaga, a passagem deve ser vendida com 50% de desconto. A carteirinha tem dois anos de validade e pode ser usada em todo o País.


''As empresas de ônibus em Londrina já estavam cumprindo a legislação que determina a obrigatoriedade das passagens gratuitas'', declarou a secretária do Idoso, Cristina Coelho.


O direito de viajar de graça veio em boa hora para a dona de casa Terezinha Guerini Roque, 62 anos, moradora do Conjunto Semíramis, na Zona Norte. Ela precisa visitar um parente que está doente em Ariquemes, em Rondônia. ''Decidi fazer a carteirinha logo para facilitar a viagem de graça'', declarou Terezinha.

De acordo com Cristina Coelho, a cidade conta hoje com 47 mil idosos, o equivalente a 9,7% da população. Estimativas apontam que, em dez anos, os maiores de 60 anos vão representar 15% da população do País.


Continue lendo