Começou a funcionar na manhã desta segunda-feira a lombada eletrônica da Rua Capitão Leônidas Marques, próximo ao cruzamento com a Rua Júlio Wischral, no Uberaba.
O equipamento foi colocado num ponto da rua onde há uma curva em forma de "s". A lombada estava em alerta desde a semana passada para que os motoristas se acostumassem com a presença do equipamento de fiscalização eletrônica.
A lombada eletrônica foi pedida pelos moradores da região porque muitos motoristas não respeitavam o limite de velocidade, o que tornava difícil a travessia de pedestres. A instalação do equipamento deve garantir segurança de trânsito. Ao passar por este trecho os motoristas deverão dirigir a uma velocidade máxima de 40 km/h.
Agora, quem passa pela lombada eletrônica acima da velocidade permitida está sujeito a multa conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro. Atendendo a uma recomendação do Inmetro, a Diretran concede 7 km/h de tolerância, ou seja, o motorista é multado se a lombada eletrônica verificar a velocidade de 48 km/h em diante. É infração grave passar com velocidade de 48 km a 67 km/h. A partir de 68 km/h a infração é gravíssima.
De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, no local onde a lombada foi instalada ocorre a travessia de pedestres, bastante utilizada por pais e alunos do Colégio Estadual Professor Máximo Atílio Asinelli, situado na Júlio Wischral próximo à Capitão Leônidas Marques.