O turista que busca orientações nos Postos de Informações Turísticas da Paraná Turismo, que operam desde o início da semana, nos sete municípios do litoral paranaense, poderá contribuir para aprimorar ainda mais a qualidade dos serviços de receptivo prestados na região. Informações sobre o tempo de permanência, o tipo de hospedagem, alimentação, origem e destino do visitante fazem parte do questionário aplicado pela Secretaria de Estado do Turismo. Os resultados da pesquisa de demanda turística incentivaram, nos últimos dois anos, novos investimentos públicos e privados no litoral.
Para o diretor presidente da Paraná, Jorge Demiate, a expectativa é superar 4 milhões de visitantes nesta temporada, pois os investimentos estão voltando ao litoral. "A cada ano verifica-se uma melhoria, principalmente no fluxo de turistas de países do Mercosul", diz Demiate.
A qualidade no receptivo é outro fator positivo: "Os serviços de mais de mil pessoas que receberam treinamento da Paraná Turismo, em parceria com o Serviço Nacional do Comércio (Senac/PR), têm mais qualidade. O treinamento torna melhor receptivo o profissional de turismo - garçons, cozinheiros, recepcionistas de hotéis, camareiras, atendentes, motoristas de táxi. O objetivo é qualificar essas pessoas para receber bem o turista e motivá-lo a retornar", explica Demiate.