A Linha Turismo de Curitiba vai ganhar mais três ônibus de dois andares (double-deckers). Dois deles entrarão em circulação até meados de setembro e um terceiro deverá começar a operar até dezembro. Com os novos veículos, a frota passará a ter 12 ônibus de dois andares e cinco jardineiras.
Segundo a prefeitura, a ampliação da frota, operada pela Urbs, é resultado da grande procura pelo passeio, que percorre os principais pontos turísticos da cidade e que se transformou em um dos maiores atrativos para os visitantes.
De janeiro até o dia 12 de agosto, a linha já registrou 382.750 embarques. No ano passado, foram 607.263 embarques, um recorde. Em 2010 foram 533 mil embarques.
Pesquisa feita pelo Instituto Municipal de Turismo em 2011 mostrou que 89,5% dos usuários da linha são turistas dos Estados de São Paulo (29,6%), Rio de Janeiro (11,3%), Paraná (11,0%), Minas Gerais (8,6%) e de outros países (5,2%). O passeio também é procurado pelos moradores da cidade (10,5%).
Passeio - A Linha Turismo é o ponto de partida para que o visitante tenha uma visão geral de Curitiba e, depois, dedique mais tempo para explorar os locais que mais interessem.
Os ônibus da linha percorrem 25 pontos da cidade em duas horas e meia. Com apenas uma passagem, que custa R$ 27, o passageiro pode desembarcar em quatro locais que escolher.
O ponto de partida do passeio é a Praça Tiradentes, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer uma das paradas. Os ônibus saem a cada 30 minutos.
O trajeto e os horários dos ônibus podem ser consultados nos sites da Urbs e do Instituto de Turismo.