Moradores e equipes da Prefeitura de Sertanópolis (40 km ao norte de Londrina) tiveram um dia de muito trabalho nesta sexta-feira para reparar os estragos provocados pelo forte vendaval que atingiu o município na manhã de quinta-feira. A sexta-feira foi dedicada à limpeza e pequenos consertos das casas, calçadas e ruas. A chuva, nesta sexta-feira, continuou castigando os moradores e o rescaldo só deve terminar neste sábado.
A prefeitura deve ter um balanço dos prejuízos financeiros provocados pela chuva apenas na segunda-feira. O gerente financeiro do Moinho Globo, Ênio Tavares, disse que o vendaval provocou um prejuízo da ordem de R$ 1 milhão à empresa, que teve galpões de estocagem e silos destruídos. Embora estes locais estivessem segurados, Tavares afirmou que o seguro não cobrirá 100% dos danos causados pelo temporal.
Segundo o chefe de transporte e manutenção da Secretaria de Obras do município, Douglas Hoffmann, quatro equipes com oito caminhões e três carregadeiras trabalharam durante todo o dia para recolher árvores caídas, lixo, desobstruir galerias fluviais e limpar a lama acumulada nas ruas.
Dados preliminares dão conta de que pelo menos dez casas tiveram grandes danos, mas não há desabrigados. O fornecimento de energia elétrica e o abastecimento de água foram normalizados nesta sexta-feira.