Paraná

Lei Antifumo tem fiscalização especial em terminais

23 nov 2009 às 16:18

A Vigilância Sanitária da Prefeitura começou nesta segunda-feira (23) a fiscalização e orientação aos passageiros nos 21 terminais de ônibus da cidade, onde é proibido fumar, inclusive nos que não são cobertos e ficam mais distantes do setor de embarque. Quem desrespeitar a norma e insistir na prática, será convidado a se retirar do local.

A ação é feita pelos fiscais da Vigilância Sanitária em parceria com fiscais da Urbanização Curitiba S/A (Urbs), empresa responsável pelo transporte coletivo na cidade. A fiscalização é coordenada pelo diretor do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde, Sezifredo Paz.


A fiscalização nesta segunda-feira começou às 6h30, pelos terminais de Santa Felicidade, Campo Comprido e Campina do Siqueira, todos na Regional Santa Felicidade. No terminal de Santa Felicidade, passam por dia útil 145.330
passageiros (sem incluir funcionários, etc). São ônibus biarticulados com capacidade para 230 passageiros e, no caso da Linha Verde (Pinheirinho-Carlos Gomes), 170 passageiros.


"Algumas pessoas acham que, por estarem fora da área coberta, podem fumar. Só que não é assim: o terminal é uma área onde uma quantidade enorme de pessoas circula ao mesmo tempo e, por isso, toda ela precisa ficar resguardada", disse Sezifredo Paz.

A ação seguirá nos próximos dias, pelos demais 18 terminais. A proposta é orientar os passageiros a se adaptar à lei municipal 13.254 - que desde o dia 19 proíbe o fumo em todos os ambientes fechados e de uso coletivo.


Continue lendo