Paraná

Lançada agenda para arquitetos, engenheiros e afins

10 jan 2001 às 11:59

Diversos banners com 1,5m de altura mostrando fotos antigas de Curitiba e breves textos situando as imagens, poderão ser vistos até dia 24 no bar D. Trajano (Rua Trajano Reis, 147), em Curitiba. A exposição foi uma das formas encontradas para divulgar a Agenda Mais, voltada especificamente para profissionais das áreas de arquitetura, engenharia e decoração. Nada impede, porém, que usuários de outras atividades se sirvam dela.

"A Mais surgiu da necessidade de ter dados específicos à mão para a gente poder trabalhar", comenta sua idealizadora Eunice Rauen Vianna. "A idéia foi compilar numa agenda de planejamento diário essas informações. Vai de encanador a eletricista, até pedreiro, e serviços gerais". Estão relacionadas em suas páginas 120 empresas.


Esse é um detalhe do produto. A marca mais evidente do produto está na pesquisa histórica que ele encerra, sobre a evolução arquitetônica de Curitiba. Fotos, desenhos, mapas e plantas cobrem a trajetória da cidade desde sua fundação.


Entre as curiosidades está a informação de que em 1798 a população da cidade era de 2.064 pessoas, sendo 1.237 escravos. Ou seja mais da metade dos viventes de então era constituída de negros, o que mostra que sua herança não se assenta apenas em europeus e nórdicos.


As fotos registram desde grupos de imigrantes a vistas panorâmicas dos casarios, a transformação das ruas com inevitáveis alargamentos e demolições, a elegância do Bar Stuart no início do século, avançando pelas décadas até chegar ao plano diretor de 2000, com a nova lei de Zoneamento e Uso do Solo.


"Quisemos deixar marcada uma época, através da evolução da paisagem urbana de Curitiba", explica Eunice. "Fomos atrás de livros, de dados, de pesquisas em jornais; buscamos fotos antigas junto ao Museu Paranaense e a Casa da Memória". Citações de viajantes e historiadores ajudam a compor o painel.

A Agenda Mais é distribuída gratuitamente. Dos 8 mil exemplares, cerca de 6 mil foram distribuidos através de entidades representativas dos engenheiros e arquitetos, além das empresas anunciantes. O restante está à disposição do público. Interessados podem retirar seu exemplar no escritório Alô Arquiteto, na Avenida Manoel Ribas, 589, telefone 336-3810. Maiores informações no site www.agendamais.com.br.


Continue lendo