A justiça confirmou a condenação do ex-prefeito de Guarapuava, Vitor Hugo Ribeiro Burko, pela contratação irregular de servidores públicos, quando ainda exercia atividades no município. O desembargador Macedo Pacheco, do Tribunal de Justiça do Paraná, que confirmou a condenação criminal de Burko, presidente Instituto Ambiental do Paraná (IAP), foi o mesmo que havia concedido liminar suspendendo a ação.
Na sentença, o ex-prefeito de Guarapuava perde os direitos de exercer qualquer cargo público, seja eletivo ou por nomeação. Ou seja, Burko terá que deixar o cargo de presidente do IAP.
No caso, o então prefeito havia contratado servidores para a FUBEM (atual Fundação Proteger), entidade da administração indireta do Município, sem a devida realização de concurso público, bem como empregado esses funcionários contratados irregularmente na Prefeitura.
O ex-prefeito foi condenado pelo crime de administração pública e está com seus direitos políticos cassados. Com informações do Ministério Público do Paraná .