Paraná

Justiça pede tratamento à comunidade afetada por chumbo

06 jun 2011 às 17:35

O Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção do Meio Ambiente, do Ministério Público do Paraná, conseguiu liminar judicial contra a empresa Plumbum do Brasil Ltda, da União, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), o Município de Adrianópolis e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) pela contaminação ambiental e da saúde da população da Vila Mota e da Vila Capelinha, no Município de Adrianópolis (133km ao norte de Curitiba), decorrente da extração e refinamento de chumbo na região por mais de 50 anos.

A decisão, de caráter liminar, é da juíza federal Pepita Durski Tramontini, da Vara Federal Ambiental de Curitiba (autos nº 2001.70.00.019188-2).


A ação foi proposta originalmente pela prefeitura de Adrianópolis, mas o Município desistiu da causa, que foi assumida então pelo Centro de Estudos Defesa e Educação Ambiental (CEDEA) e pelo Ministério Público do Paraná.

Conforme a liminar, os réus devem adotar diversas medidas para remediar os danos causados ao meio ambiente, bem como oferecer tratamento a todas as pessoas que foram impactadas.


Continue lendo