Paraná

Justiça interdita cadeia superlotada em delegacia de Ibiporã

04 ago 2015 às 11:47

A Justiça determinou a interdição parcial da cadeia da delegacia de Ibiporã, região metropolitana de Londrina, nesta terça-feira (4). A decisão da juíza Camila Covolo de Carvalho, da Vara Criminal, estipula que o local abrigue, no máximo, 65 homens e 25 mulheres. Atualmente, 150 detentos ocupam as celas, cuja capacidade é para 36.

Segundo Roberto Fernandes de Lima, titular da delegacia de Ibiporã, o Comitê de Transferência de Presos (Cotransp) tem 30 dias para cumprir a ordem. "É preciso arrumar um local que acolha os presos excedentes, cerca de 65", disse. "A delegacia não é lugar de preso. Dez dias seria o máximo que uma pessoa poderia ficar, em caso de flagrante delito. A partir daí, o detento deveria ser transferido para o regime prisional, a fim de iniciar o processo de ressocialização", argumentou, em entrevista à CBN Londrina.

Dos atuais 150 presos, 49 já estão condenados, entre eles, cinco mulheres. "As penitenciárias estão lotadas, não há vagas", justifica delegado, sobre a permanência na delegacia. A situação se torna cada dia mais agravante, pois gera insegurança e facilita fugas, ainda conforme Lima. "Ficamos preocupados com a segurança das pessoas e perdemos tempo precioso com outras coisas, enquanto poderíamos usá-lo com a nossa principal função, que é a investigação", finalizou.


Continue lendo