Paraná

Justiça fornece RG e atende na periferia

02 jun 2004 às 12:45

Na capital do Paraná, o programa "Justiça no Bairro", implantado no ano passado, numa parceria formada entre Tribunal de Justiça do Paraná e Prefeitura Municipal leva à população atendimento judicial rápido e gratuito na área de Direito Civil (separação, pensões, paternidade).

A cada 15 dias, funcionários da Defensoria Pública, estudantes de Direito e voluntários vão aos bairros mais carentes para atender e resolver problemas judiciais.


Desde a semana passada mais um serviço está sendo realizado pelo mutirão: pessoas com mais de 14 anos podem fazer a primeira via da Carteira de Identidade, de graça. Segundo a idealizadora do projeto, a juíza Joeci Camargo, o objetivo principal é atender famílias que convivem com pendências jurídicas, que não são resolvidas por falta de dinheiro, de tempo e até de informação.


Qualquer pessoa pode ir até o mutirão, que funciona das 8h às 17h, e conversar com os estudantes das faculdades que participam voluntariamente do projeto. O processo é montado na hora e as pessoas vão direto conversar com a juíza, que pertence à 4ª Vara de Família. Ela passa o dia inteiro fazendo as audiências para que a sentença saia rapidamente.


ABr


Continue lendo