Paraná

Justiça condena sete pessoas denunciadas pelo MP-PR por associação criminosa e extorsão

12 dez 2016 às 16:17

O Juízo da Comarca de Centenário do Sul, no Norte-Central paranaense, condenou nesta quinta-feira, 8 de dezembro, seis pessoas denunciadas pela Promotoria de Justiça da comarca pelos crimes de extorsão qualificada, e uma pessoa pelo crime de posse ilegal de arma de uso restrito. De acordo com o apurado, réus uniram-se para extorquir vítimas com cobranças de dívidas inexistentes, ameaçando-as por telefone e pessoalmente, chegando inclusive à agressão física.

Das oito pessoas envolvidas no caso denunciado pelo Ministério Público sete foram condenadas. Quatro deles receberam pena de seis anos, quatro meses e 24 dias – três para cumprimento em regime semiaberto e um em regime fechado, por ser reincidente. Um dos réus foi apenado em três anos em regime aberto e teve a pena substituída por prestação de serviços comunitários e restrição temporária de direitos. O sexto condenado teve estabelecida pena em regime semiaberto de seis anos e oito meses. A pena mais alta foi determinada para um réu condenado a nove anos, sete meses e seis dias de reclusão em regime fechado.


Entenda


Dois investigados foram presos em 27 de julho deste ano, em Belo Horizonte, pela 4ª Delegacia de Polícia Civil, subordinada ao 1º Departamento da Capital (mineira). No dia 28, uma terceira pessoa foi detida em Centenário do Sul e outra em Londrina. Três investigados seguem foragidos. Armas, munições e documentos também foram apreendidos durante o cumprimento dos mandados.

Os réus são suspeitos de se unirem para extorquir vítimas com cobranças de dívidas inexistentes, chegando a ameaçá-las por telefone e pessoalmente, inclusive com agressão física. O investigado que é policial militar aposentado teria tentado acobertar a associação, além de haver fornecido armas para seus integrantes.


Continue lendo