A meta era pegar cem ônibus, utilizando um único vale-transporte, em um só dia. Mas durante a tarde, o estudante Rafael Pessoa, 22, acreditava que ia superar o objetivo, andando em cerca de 130 ônibus nas dezenove horas de duração da façanha.
Querendo entrar para o livro dos recordes como a pessoa que mais se locomoveu em um transporte coletivo durante um dia, Rafael participou do projeto intitulado Guiness Buso 2000. Ele escolheu um dos trajetos mais movimentados de Curitiba, entre o terminal do Carmo e o terminal do Boqueirão.
O estudante entrou no primeiro ônibus às 5h30 e pretendia parar apenas com a circulação do último, às 0h30. Na metade do percurso ele já tinha cumprido cerca de 70% do prometido inicialmente. E ainda faltavam nove horas para encerrar a trajetória.
"Não estou cansado, a prova está ocorrendo como eu esperava", afirmou o estudante depois de ter andado em 69 ônibus "Ligeirinho". O trajeto entre um terminal e outro dura apenas cinco minutos, tempo em que Rafael trocava de veículo.
Para ele, além de inédita, a façanha é das mais curiosas. E foi por esse motivo que ele aceitou o convite da Quarta Onda Eventos para realizar o projeto. "E não vou parar por aqui. Há mais provas semelhantes que pretendo realizar", disse, sem revelar quais seriam as próximas idéias. "É surpresa". justificou.
A prova teve apoio da Urbs e de uma equipe designada pela Quarta Onda Eventos para acompanhar o trabalho do futuro recordista. A equipe se instalou no terminal do Boqueirão. Para passar o longo tempo dentro dos ônibus, Rafael tinha dois celulares e, também, a companhia da irmã, da namorada e da mãe, que o acompanharam durante algumas viagens.
A única dificuldade, comentou o estudante, era o tempo. "As horas demoram a passar", disse. O trajeto foi registrado integralmente.