Paraná

Jovem encerra protesto na Serra do Mar

10 set 2001 às 10:18
O estudante de Biologia, Irapuan Coelho de Souza, 25 anos, encerrou ontem por volta das 17h30 seu protesto contra a aprovação de mudanças do Código Florestal pelo Congresso Nacional que permitirão aumentar a área de desmatamento na região amazônica. Souza estava pendurado em uma árvore e em jejum desde sexta-feira, na Serra do Mar, à margem da BR-277 (entre Curitiba e o Litoral). Ele acabou antecipando em uma hora e meia a manifestação que duraria 60 horas.
Segundo Souza, o momento mais difícil foi na noite de sábado, quando sentiu fortes dores abdominais e de cabeça. Ele precisou tomar soro caseiro e um analgésico. As dores provocadas pelo jejum voltaram a incomodar ontem, mas Souza disse ter conseguido superá-las, sem precisar recorrer a cuidados médicos. Bolachas, torradas e isotônico deram fim ao jejum de mais de 58 horas, no final da tarde, quando desceu da árvore.
O estudante reconhece que seu protesto não terá resultado prático, mas acredita que atingiu o objetivo de informar e chamar a atenção para uma decisão que, para ele, vai permitir o aumento do desmatamento no País. "Acho que tive sucesso. Estou feliz e me sentindo realizado", declarou.
O texto acolhido pela Comissão de Meio Ambiente reduz o percentual de reserva legal no cerrado amazônico de 35% para 20% e permite o desmatamento em até 80% na Amazônia Legal, dependendo do resultado do zoneamento ecológico econômico.

Continue lendo