Quase 600 mil turistas visitaram a usina de Itaipu em 2006. Só pelo lado brasileiro da usina, foi registrado um total de 422.421 pessoas, procedentes de 120 países e territórios. No lado paraguaio, do início de janeiro até o último 21 de dezembro do ano passado, 150.951 mil turistas visitaram a usina.
Ao total de visitantes, soma-se ainda o número - ainda não apurado - dos turistas atendidos nas outras atrações do Complexo Turístico de Itaipu, como a iluminação da Barragem, o Ecomuseu e o Refúgio Biológico Bela Vista.
Itaipu já se firmou como o segundo destino turístico mais importante na região da fronteira do Brasil com o Paraguai e Argentina. Em número de visitantes, só perde para as Cataratas do Iguaçu, que receberam no ano passado 954.039 turistas.
Este ano, como reflexo da seca prolongada que atingiu o Rio Iguaçu e a crise nos aeroportos, houve queda no número de turistas tanto nas Cataratas do Iguaçu - em 2005, foram 1.084.239 pessoas - quanto em Itaipu, que no ano passado recebeu 670.380 pessoas, das quais 492.318 pessoas apenas pelo lado brasileiro.
Como visitar Itaipu
Caso você ainda não conheça Itaipu ou quer repetir o passeio, veja como é fácil visitar a maior usina hidrelétrica em operação do mundo. Há várias opções de visita e todas elas têm início no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu, localizado na Avenida Tancredo Neves, 6.702. É permitido filmar e fotografar em qualquer tipo de visita.
Tipos de Visitas
Turística (Usina) - gratuita
Turística Integrada (Usina-Ecomuseu) - gratuita
Turística Integrada (Usina-Refúgio Biológico Bela Vista) - gratuita
Circuito Especial à Usina - paga
Institucional-Técnico-Científica - restrita