Paraná

Israel considera insuficientes medidas tomadas por Arafat

06 dez 2001 às 10:31

Israel considerou esta quinta-feira, dia 6, insuficientes as medidas tomadas pelo presidente palestino Yasser Arafat contra os militantes islamitas, informou à AFP um porta-voz oficial.

"Até agora, Yasser Arafat não fez nada, nem sequer 5% de esforço. As detenções são principalmente um estratagema", declarou à AFP o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Noam Katz.


Nos últimos dias, a Autoridade Palestina deteve dezenas de ativistas islamitas na Cisjordânia e na Faixa de Gaza e tentou manter em prisão domiciliar o líder espiritual do movimento integrista Hamas, o xeque Ahmed Yassin.


O ministro das Relações Exteriores do Egito, Ahmed Maher, partiu hoje para Israel para se encontrar com líderes israelenses e palestinos numa missão de paz.


Fontes diplomáticas de Israel já haviam dito que Maher ia se encontrar com o primeiro-ministro Ariel Sharon e com o chanceler Shimon Peres para pedir que eles interrompam os ataques aéreos a áreas controladas por palestinos.

Uma fonte do ministério egípcio das Relações Exteriores disse que Maher iria se encontrar depois com o líder palestino Iasser Arafat em Ramallah, ainda hoje. O Egito atua tradicionalmente como intermediador das negociações de paz entre as duas partes.


Continue lendo