Paraná

Ipem fiscaliza produtos pascais; Londrina desaponta

12 abr 2006 às 17:30

O laboratório central do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR), em Curitiba, divulgou os últimos resultados da Operação Páscoa 2006 - um trabalho de coleta de produtos ligados à Semana Santa -, realizado em todo o Paraná.

Foram visitados cerca de 120 estabelecimentos comerciais em todo o Estado. Produtos como chocolate, colombas pascais e pescados em geral passaram por rigorosa fiscalização. O maior número de reprovações, de acordo com informações da Agência Estadual de Notícias, aconteceu em Londrina.


As empresas autuadas têm prazo de quinze dias úteis para apresentar a defesa e aguardar julgamento, que pode levar à sanção que vai desde advertência até o valor máximo de R$ 1,5 milhão.


Londrina desaponta em relação aos pescados congelados - embalados pelos próprios estabelecimentos revendedores. "O próprio local acondiciona o produto e muitas vezes não desconta corretamente o peso da embalagem (tara)", argumentou Sérgio Camargo, gerente de pré-medidos do Ipem.


Ipem


Cabe ao Ipem o controle, a verificação e a inspeção de produtos pré-medidos (medidos/pesados sem a presença do consumidor), tais como alimentos empacotados, produtos de higiene e limpeza, nos aspectos das quantidades dos produtos comercializados (aproximadamente 60 mil itens num supermercado de porte médio), correta indicação e posicionamento nas embalagens e observância das tolerâncias admitidas.

Outra função é a supervisão metrológica na fabricação, utilização, manutenção, instalação e conserto de instrumentos de medição ou medidas materializadas, além da fiscalização de produtos com a conformidade compulsoriamente avaliada nas áreas de saúde, segurança e proteção do meio ambiente tais como, brinquedos, preservativos masculinos, capacetes de motociclistas e veículos usados no transporte de produtos perigosos.


Continue lendo