O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) do Paraná apreendeu dois capacetes, sete pneus novos e 21 pneus reformados durante a operação "Boa Viagem", em todo o Estado. Os produtos estavam sem certificação do Inmetro e não poderiam estar sendo comercializados.
Ainda como resultado da operação, uma empresa que funcionava em Londrina e reformava e comercializava pneus fora das especificações teve seus produtos apreendidos, foi autuada e proibida de atuar no Brasil. Era lá que estavam os 21 pneus irregularmente reformados.
"Esse resultado nos surpreende, porque, mesmo sendo um número pequeno de apreensões, os comerciantes não poderiam ainda insistir em comercializar produtos fora das especificações da legislação", analisa o gerente de Fiscalização de Produtos do Ipem, Roberto Tamari.
Antecedendo o mês de férias escolares, quando aumenta o número de viajantes, a operação coordenada pelo Inmetro foi realizada em todo o Paraná, envolvendo fiscais de Curitiba, Londrina, Cascavel, Maringá e Guarapuava. Foram visitados 68 estabelecimentos comerciais e fiscalizados 1.315 capacetes e 12.054 pneus.
Para que possam ser comercializados no Brasil, os pneus devem ter sido previamente inspecionados por um dos seis organismos de avaliação da conformidade distribuídos pelo País, acreditados pelo Inmetro. Também para pneus reformados há a necessidade de terem vindo de reformadores certificados e registrados junto ao IPEM.
Já os capacetes devem possuir o selo do Inmetro, lembrando que capacetes estilos "nazista" ou "coquinho" são irregulares e acarretam em multa e autuação ao estabelecimento que estiver comercializando para o uso de motociclistas.