Técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem/Pr) retornaram esta semana do Paraguai, onde estiveram, por determinação do Inmetro, para avaliar uma empresa paraguaia de reforma de pneus, cujo interesse é a comercialização no mercado brasileiro. A empresa está sediada na cidade de Vilheta, região metropolitana de Assunção.
De acordo com o gerente de Fiscalização de Produtos do Instituto, Roberto Tamari, que coordenou a equipe, o trabalho foi realizado no país vizinho porque "os nossos consumidores não podem ficar sem a devida proteção no que se refere à segurança na utilização desses produtos, que para comercialização no mercado nacional exige-se a marca de conformidade do Inmetro".
Tamari explica que nessa primeira avaliação foram verificadas a documentação e a infra-estrutura da empresa. "É preciso que os empresários providenciem seus manuais de procedimentos e equipamentos para estarem de acordo com a regulamentação brasileira", disse.
Só depois que tudo for aprovado pelo Ipem/Pr, é que o processo seguirá para o Inmetro, órgão nacional responsável por conceder o registro e a autorização para a empresa paraguaia exportar para o Brasil.