O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) está convocando os 2.252 proprietários de táxis licenciados pela Prefeitura de Curitiba, para a aferição dos taxímetros, como ocorre em todos os anos. A operação terá início na sexta-feira (1) e termina em 29 de outubro. A data de comparecimento dos carros segue a relação do número constante na porta de cada veículo.
Os taxistas deverão comparecer à subsede do Ipem, na Avenida Erasto Gaertner, 1.737, das 8h30 às 11h e das 13h às 16h30, conforme escala montada pelo instituto (leia na tabela em anexo).
Para a verificação é preciso apresentar os seguintes documentos: certificado oficial de última aferição, juntamente com veículo, cópia do CRLV (cadastro do veículo feito pelo Detran) e cópia de comprovante de residência. Para o táxi especial, além da documentação anterior, deverá ser apresentada a permissão especial da prefeitura. Caso o veículo passe por reparo mecânico, o dono do táxi deve, com antecedência, solicitar a prorrogação de prazo para a verificação periódica.
O proprietário que não comparecer na data indicada estará sujeito às sanções previstas nos artigos 8.º e 9.º da Lei 9.933/99, que falam em advertência, multa, interdição, apreensão, suspensão e cancelamento do registro. O Ipem lembra ainda que a realização deste serviço está condicionada à apresentação do comprovante de pagamento da Taxa de Serviço Metrológico.
USUÁRIO – Para descobrir se o taxímetro foi verificado, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro com a frase "verificado até 2013".