Agentes Fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) apreenderam 265 adaptadores de plugues e tomadas comercializados sem a certificação do Inmetro. Esses foram os únicos produtos recolhidos dentre os 15.918 fiscalizados. Foram feitas 146 visitas a estabelecimentos comerciais.
Este é o resultado da operação especial "Segurança Elétrica" desencadeada pelos técnicos da Gerência de Fiscalização de Produtos com a Conformidade Avaliada (Gefis) do Ipem, feita entre os dias 8 e 13 de novembro, em todo o estado. "O objetivo é a garantia da segurança aos consumidores, especialmente por se tratar de material elétrico", disse o gerente do Gefis, Roberto Tamari.
A operação foi simultânea em todo o país e foi coordenada pelo Inmetro. "Alguns produtos são fiscalizados sazonalmente e outros são eleitos pelo Instituto Nacional para serem alvos de operações concentradas", afirma o gerente.
Certificação - os produtos apreendidos eram comercializados sem a certificação compulsória do Inmetro. "Atualmente, vários produtos chegam ao comércio certificados pelo Inmetro. São produtos para os quais a certificação é compulsória e, por isso, só deveriam ser liberados para a comercialização se estivessem dentro das normas de segurança", informa Tamari.
Ele faz um alerta para que os consumidores sempre procurem o selo de certificação do Inmetro ao adquirir produtos. Foram verificados os seguintes materiais elétricos: adaptadores de plugues e tomadas, cordões prolongadores /extensões, disjuntores, estabilizadores, fios e cabos NBR NM 247, interruptores, plugues, reatores eletromagnéticos, reatores eletrônicos e tomadas (com AEN).