Os paranaenses devem começar a tirar os casacos dos armários. Apesar do inverno só começar oficialmente às 4h34 de 21 de junho, o Estado irá registrar quedas bruscas de temperatura a partir de segunda-feira. É que neste dia, chega ao Paraná uma massa de ar polar que está se deslocando do Pacífico. No domingo, uma frente fria vindo do Uruguai deixou o dia chuvoso e de nebulosidade intensa em todo o Paraná.
Na madrugada de terça-feira, Curitiba, as regiões Central, Sudoeste e Sul devem ter geadas. Neste período, as temperaturas em todo o Estado devem oscilar entre quatro e 20 graus. As informações são do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
As geadas mais intensas serão registradas em Palmas e Irati (ao Sul do Estado), onde as temperaturas podem variar de quatro a 18 graus. Em Curitiba, a mínima será de sete e a máxima de 19 graus. Em Ponta Grossa e Guarapuava (Região Central) as temperaturas oscilarão de seis graus a 18 graus. Já na região de Pato Branco (Sudoeste) a máxima será de 20 e a mínima de oito graus.
Nas Regiões Norte, Oeste e Litoral não deverá gear na terça-feira. Em Londrina, Maringá e Umuarama (Norte) as temperaturas oscilarão entre 11 e 21 graus. Em Cascavel e Foz do Iguaçu (Oeste) a mínima será de sete e a máxima de vinte graus. No Litoral, as temperaturas ficarão entre 14 e 22 graus.
O inverno deste ano deve ser menos rigoroso e mais regular do que o do ano passado, acredita o meteorologista do Simepar, Tarcízio da Costa. ""Não teremos períodos longos de dias muito frios como no último inverno"", explicou. Em 200O, foram registrados dias frios em abril e maio. Ao contrário deste ano, pois até agora não ocorreram dias muito frios. ""Essa falta de regularidade climática durante as estações são consequência da ausência dos fenômenos El Niño e La Ninã, que se desintegraram o ano passado. Conforme ele, este ano as geadas serão intensas como em 2000.