A Accenture, empresa de consultoria na área de negócios e tecnologia, em parceria com o Santander Central Hispano Investment, divulgou nesta terça-feira um estudo sobre o crescimento da Internet na América Latina. De acordo com a pesquisa, o número de usuários plugados à Web na região deve aumentar 44% até 2003, índice muito superior à estimativa para outros lugares do mundo, como Estados Unidos (11%), Europa (19%) e Ásia (36%). A pesquisa contabilizou ainda 15 milhões de internautas ao sul do Equador, o que equivale a 3% de sua população total.
No Brasil, onde o instituto registrou 5,8 milhões de internautas em 2000, as projeções apontam para 8,6 milhões de usuários em 2001; 14,8 milhões em 2002 e 18,5 milhões em 2003. Paralelamente, o número de computadores deverá atingir a casa de 11,5 milhões em 2001; 15,6 milhões até o fim de 2002 e 17,3 milhões em 2003. Entretanto, a Accenture aponta como a grande dificuldade para o crescimento da rede mundial no Brasil, o baixo número de computadores individuais, obviamente uma conseqüência direta do custo ainda elevado dos equipamentos no país.
A pesquisa indicou também que as compras pela rede, feitas por usuários brasileiros, deve crescer de forma significativa nos próximos anos. Em 2001, estima-se que os consumidores brasileiros deverão gastar cerca de 800 milhões de dólares em compras online. Já em 2002, esse número deverá chegar à casa de 1,5 bilhão de dólares e as estimativas para 2003 são da ordem de 2,7 bilhões de dólares.
De acordo com o estudo, o Brasil concentra hoje cerca de 53% das transações de comércio eletrônico realizadas no mercado latino-americano. Só no ano passado, essas operações totalizaram 1 bilhão de dólares.
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