Paraná

Internet jovem e cor-de-rosa

03 mai 2001 às 17:22

A mulher está, aos poucos, ganhando participação entre os usuários que realizam compras pela Internet. Em março a parcela feminina em compras online foi de 41% - cinco pontos percentuais acima de setembro do ano passado. Isso é o que mostra a segunda edição do Web Shoppers, pesquisa que traça um perfil dos compradores da rede e é realizada pelo instituto de pesquisas Ibope eRatings.com, o Ibope e-Survey e pelo e-bit. A pesquisa, realizada em março último, tem como base o comportamento de 6,2 mil usuários que estão conectados ao instituto por meio de um software instalado no computador.

Essa é a primeira vez que a participação feminina ultrapassa a barreira de 40% no quesito compras. "Parece pouco, mas o resultado é muito bom. Mostra que as mulheres estão conquistando maior espaço na rede, da mesma forma que ocupam mais destaque na sociedade", diz Alexandre Mendonça, analista do Ibope eRatings.com.


Na divisão por sexo, a presença feminina permanece estável: 42% do total de usuários desde setembro. Mesmo assim, explica o analista, a porcentagem pode ser classificada como excelente. Principalmente se comparado aos países europeus, nos quais as mulheres representam cerca de 40% dos internautas. O Brasil perde para os países asiáticos, onde a parcela feminina está na cada dos 45% e para o Canadá, com 49%. Os Estados Unidos são o único país em que a mulher domina a Web e já representa 51% dos usuários.


Segundo o relatório, os jovens brasileiros também estão comprando mais. Dos 5 milhões de usuários ativo pesquisados pelo instituto - ao todo são 10 milhões cadastrados - 33% têm até 24 anos e estão fazendo compras via Web pela primeira vez.


O estudo mostra ainda que cerca de 74% das compras são efetivadas com cartão de crédito, 3% por depósito em banco e outros 17% em boleto bancário. "É um número muito expressivo. Mostra que o internauta começa, aos poucos, a colocar o número do cartão sem medo e, de certa forma, isso nos surpreende", diz Mendonça. O valor médio gasto em compras foi de 158 reais em março - ante 153 reais em janeiro e 149 reais em fevereiro. Os homens gastam em média 169 reais e as mulheres 142.


< Leia mais>População mundial de internautas bateu 379 mi em março


Continue lendo