A França tem interesse em importar soja convencional do Paraná. Por isso, a vice-governadora da região francesa da Bretanha, Pascale Loget, estará no Estado, nessa segunda-feira, para participar de um seminário com agricultores paranaenses.
No encontro, que acontece no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, os franceses apresentarão suas propostas de compra da produção e vão expor as vantagens de optar pela soja convencional.
Durante o evento, o Greenpeace juntamente com técnicos do Departamento de Estudos Sócio - Econômicos Rurais (Deser) mostram aos agricultores dados técnicos sobre os organismos geneticamente modificados, tendências do mercado internacional e vantagens da produção convencional.
Será apresentado também o vídeo "Transgênicos - As vítimas da contaminação", com depoimentos de agricultores do Rio Grande do Sul que plantam soja transgênicas ou convencional.
Após sua apresentação no seminário, Pascale irá ao Porto de Paranaguá conhecer o processo de fiscalização e certificação da soja realizada pelo Governo do Paraná.
Nesta terça e quarta-feira, a delegação francesa irá a Ponta Grossa conhecer o silo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e também, para Francisco Beltrão, Sudoeste do Estado, visitar produtores de soja convencional.
Informações da AEN