Paraná

Interditado curtume que poluía rio

30 jul 2009 às 21:03

Fiscais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o pelotão Força Verde, da Polícia Militar, interditaram na quarta-feira (29) o curtume Megacouros, de Cianorte (a 80 quilômetros leste de Maringá). A alegação era de que o curtume estava poluindo o Rio Catingueiro com substâncias químicas fora dos padrões permitidos pela legislação ambiental.

Segundo o jornal O Diário de Maringá, o derramamento de produtos químicos do curtume formava espuma nas águas do ribeirão, provocava forte odor e estaria matando os peixes. A empresa tinha sido autuada outras 10 vezes nos últimos seis anos.


Além da interdição, a empresa deverá receber duas multas por prática de crime ambiental, que podem variar de R$ 5 mil a E$ 50 milhões.


Ao O Diário de Maringá, o tenente Alcimar Crecêncio, da Força Verde, declarou que a denúncia era de que estaria ocorrendo lançamento de efluente sem tratamento no leito do rio, caracterizando poluição hídrica.

Também ao jornal, o gerente do Megacouros, Antonio Lino, respondeu que a empresa está tomando providências para evitar a poluição do rio. Segundo ele, desde a primeira visita da fiscalização que a empresa realiza reuniões periódicas com os funcionários. Lino explicou que a quantidade de materiais encontrada no despejo no rio surpreendeu também aos diretores da empresa. (Com informações do jornal O Diário de Maringá)


Continue lendo