Curitiba - A indústria brasileira retomou o fôlego do crescimento. A pesquisa mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada, ontem, registrou um crescimento médio de 7,7% no primeiro semestre do ano em comparação com o mesmo período do ano passado. No mês de junho, o crescimento da indústria foi ainda mais vigoroso, da ordem de 13% em relação ao mesmo mês do ano passado.
No Paraná, os resultados foram mais tímidos. A indústria paranaense cresceu 5,6% no semestre e somente 1,7% em junho. De acordo com o IBGE, o Paraná sofreu a influência da parada técnica da Refinaria Presidente Bernardes (Repar), em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. A refinaria parou entre os dias 29 de abril e 15 de julho, para manutenção e modernização dos equipamentos e também para aumentar a produção. A unidade elevou a produção de gasolina em 2% e de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) em 1%.
A pesquisa do IBGE revelou o tamanho da influência da Repar sobre o desempenho industrial do Estado que ofuscou o desempenho do setor no primeiro semestre. A expectativa para o segundo semestre, no entanto, é animadora.
Leia a matéria completa na edição deste sábado da
Folha de Londrina