Paraná

Indulto benefina 2,3 mil presos no Paraná

23 dez 2005 às 18:02

Cerca de 2,3 mil presos do sistema penitenciário do Paraná ganham as ruas neste final de ano com os indultos concedidos pelos governos federal e estadual. Desse total, 812 são condenados ao sistema semi-aberto e são obrigados a voltar no dia 2 de janeiro.

Esses presos são beneficiados com a permissão de saída para passar o final de ano com as famílias. O indulto é concedido pelo juiz da Vara de Execuções Penais, que analisa os casos encaminhados pelo Conselho Penitenciário.


As unidades que têm presos em sistema semi-aberto são a Colônia Penal Agrícola, em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, a Penitenciária Estadual de Ponta Grossa e a Penitenciária Feminina, em Curitiba.


Quem não se apresentar ao sistema penitenciário em 2 de janeiro será considerado foragido e terá expedido um mandado de prisão. O índice de presos que não retornam é de cerca de 10%. No ano passado, 67 pessoas aproveitaram o indulto para fugir.

Os outros 1.541 beneficiados recebem o indulto concedido pelo governo federal. Os presidiários que tiveram bom comportamento recebem o perdão condicional e seus comportamentos são observados durante dois anos em liberdade. Qualquer deslize determina o retorno ao sistema penitenciário. Oitenta e oito beneficiados cumprem pena na Penitenciária Estadual de Londrina (PEL).


Continue lendo