Cerca de 40 índios de várias aldeias do Litoral do Paraná ocupam desde a tarde de quarta-feira (29) a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Paranaguá em protesto contra a situação da distribuição de alimentos para as aldeias.
Os indígenas dizem que os alimentos, há dois meses, demoram para ser distribuídos e que chegam com prazo de validade vencido às aldeias. Alguns produtos, segundo os índios, seriam mandados com o lacre violado.
Ainda de acordo com os indígenas, eles esperam uma resposta da Funai de Brasília ou de São José dos Pinhais - que administra o Litoral do Paraná – para, assim, deixarem a sede em Paranaguá. Porém, até a tarde desta sexta-feira (31), eles disseram que não foram procurados pela entidade.
A Funai em Brasília informou que está ciente da situação e acompanha a questão. A coordenação regional de São José dos Pinhais disse que acompanha a situação mas que, até a tarde desta sexta-feira, não recebeu nenhuma notificação oficial. A coordenação também ifnormou que desconhece a situação sobre os alimentos vencidos. (com informações do repórter Rubens Chueire Jr., da Folha de Londrina).