Paraná

Índice de desistência na UEM é de 4,9%

12 out 2003 às 18:48

Os candidatos que enfrentaram hoje o primeiro dia do vestibular da Universidade Estadual de Maringá (UEM) tiveram que ser literalmente criativos para escrever a redação, considerada a mais temida das provas. A Comissão Central de Vestibular Unificado (CVU) apresentou aos candidatos o tema ''Criatividade'' nas opções de dissertação ou narrativa para o desenvolvimento do texto.

Segundo o presidente do CVU, João César Guirado, os candidatos tiveram como base de apoio para a dissertação algumas inserções de uma matéria jornalística a respeito da criatividade humana nas suas mais variadas formas e objetivos.

Na opção para a narração, o candidato deveria inventar uma história sobre a criatividade como a chave para uma pessoa se destacar em um grupo de amigos. ''Além da linguagem correta e formulação das hipóteses, a tese deve ter uma boa fundamentação'', disse Guirado.

A correção das provas de redação será feita por 59 professores, começa no dia 18 e vai até o dia 22 deste mês. Conforme a CVU, dos 17.826 candidatos, 887 não compareceram no primeiro dia, o que equivale a 4,9% dos inscritos. Guirado informou que o índice é inferior ao vestibular passado que registrou na primeira prova uma desistência de 6,6%.

Os candidatos enfrentam amanhã, a partir das 8 horas, as provas de biologia e matemática e amanhã de comunicação e expressão. O último dia de vestibular é quarta-feira com as provas de física e química. A UEM oferece 1.522 vagas em 48 cursos. A lista dos aprovados será divulgada no dia 30 deste mês.


Continue lendo