No sábado, dia 20, idosos poderão receber orientação sobre tratamento e prevenção do Mal de Alzheimer. O evento será realizado pela Prefeitura Municipal de Curitiba e a Universidade Tuituti do Paraná, com a intenção de chamar a atenção da sociedade para a doença. O atendimento será das 9h às 14h, na rua XV, próximo à Praça Osório. O evento celebra o dia do Mal de Alzheimer.
A doença é erroneamente conhecido pela população como "esclerose" ou caduquice, mas na verdade é uma doença progressiva, de causa e tratamentos ainda desconhecidos, que afeta principalmente os idosos e leva a atrofia do cérebro.
Dados da Associação Brasileira de Alzheimer dão conta de que existam no Brasil pelo menos um milhão de pessoas que sofram do Mal de Alzheimer. De acordo com a professora da UTP e vice-presidente da Associação Brasileira de Alzheimer no Paraná, Sandra Dias de Souza cerca de 25% dos idosos diagnosticados com demência, possuem na verdade o Mal de Alzheimer. Ela explica que é difícil o diagnóstico da doença, mas que ele pode ser identificado pelos seus sintomas.
Professores e alunos dos cursos de Terapia Ocupacional e Fisioterapia da Tuiuti estarão prestando atendimento à população idosa. A estimativa é atender cerca de 500 pessoas, que passarão por uma avaliação de coordenação e equilíbrio, feita pelo curso de Fisioterapia e uma entrevista e encaminhamento
realizados pelo curso de Terapia Ocupacional.