Paraná

Ibiporã vai ter que plantar 31 mil árvores

03 out 2007 às 10:53

Ibiporã precisa plantar 31 mil árvores. Foi o que apontou o primeiro censo arbóreo feito no Paraná e apresentado pela ONG Tudo Verde ao prefeito Alberto Baccarim na manhã desta terça-feira. A secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente havia solicitado a pesquisa com o intuito de criar um programa municipal de arborização.

Conforme o especialista em gestão ambiental Pablo Melo Fajardo, da Tudo Verde, a zona urbana de Ibiporã conta hoje com 12.575 árvores, uma média de uma árvore para cada 4,5 habitantes. ''A idéia é que as cidades contem com uma árvore para cada habitante como preconiza a Organização das Nações Unidas'', calculou. No Paraná, apenas Maringá chega mais próxima deste índice, com a proporção de uma árvore para cada dois habitantes.


Entre as espécies mais comuns encontradas nas ruas de Ibiporã, Fajardo citou aroeira salso, ligustro, magnólia amarela, oiti e sibipiruna. Ele encontrou ainda alguns exemplares bastante incomuns para a região, como pau-formiga, monguba e árvore-das-patacas, considerada exótica.


O estudo mostrou que o Centro e as zonas Leste e Oeste são as áreas mais arborizadas do município. Segundo o especialista, enquanto a região central abriga uma grande diversidade de espécies e árvores mais antigas, da década de 1960, o lado Oeste apresenta árvores mais jovens, ''por ter bairros mais novos''.

>> Leia reportagem completa na Folha de Londrina


Continue lendo