Paraná

Ibama apreende 12 toneladas de peixes em Guaraqueçaba

04 mai 2001 às 18:49

Doze toneladas de peixes foram apreendidas em fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na Baía de Guaraqueçaba, no Litoral paranaense. Duas embarcações pescavam em local proibido e com a técnica de arrasto, que desrespeita o tamanho e a época de reprodução dos peixes. Cada embarcação será multada em R$ 70 mil. Os peixes serão doados para instituições beneficentes do município e para população.

Foi autuado o pescador Fernando Antônio Mota, de Santa Catarina. Mota é proprietário dos barcos Igaratá e Iguaraçu, registrados em São Paulo. O Ibama chegou até as embarcações depois de investigar denúncia de pescadores locais que afirmavam que barcos de Santa Catarina e São Paulo estavam pescando ilegalmente na região.


Esta é a quarta apreensão do Ibama desde que começou a época de defeso (período de reprodução), em 1º de março. Nas operações anteriores, realizada em conjunto com a Polícia Florestal, o Ibama apreendeu cerca de 700 quilos de camarão e dois papagaios-de-cara-roxa, pássaros em extinção, e já aplicou cerca de R$ 40 mil em multas.

Leia mais em reportagem de Katia Michelle, na Folha do Paraná/Folha de Londrina deste sábado


Continue lendo