Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Tempo seco e queimadas

IAT orienta população sobre cuidados com animais vitimados por incêndios florestais

Redação Bonde com AEN
28 ago 2024 às 13:00

Compartilhar notícia

- IAT-PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O período com tempo seco e incidência de incêndios florestais no País, além de causar danos à vegetação, prejudica a fauna silvestre, com o fogo causando ferimentos aos animais e destruindo habitats. Assim, não é incomum que a população encontre animais feridos e confusos em áreas próximas de focos de incêndios.


O IAT (Instituto Água e Terra), órgão ambiental que prestou apoio tanto no combate aos incêndios quanto para o resgate de animais vitimados, preparou uma série de orientações à população. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ao avistar um animal ferido pelo fogo, por exemplo, a recomendação é manter distância do bicho e acionar imediatamente o escritório regional do IAT mais próximo. Os técnicos do Instituto saberão como garantir que o animal receba os tratamentos necessários.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Consciência Negra

Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira

Imagem de destaque
Fique atento!

Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores

Imagem de destaque
Falso processo de suspensão

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Imagem de destaque
Melhor da América Latina

Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo


“A orientação também vale no caso de algum animal silvestre entrar em alguma residência. Além disso, é importante manter bichos de estimação distantes nessas situações”, explica o chefe do IAT em Cianorte, Marcelo Aparecido Marques. O município no Noroeste do Estado foi um dos mais afetados pelas queimadas.

Publicidade


Marques acrescenta que é preciso ter cuidado com animais que transitem por locais queimados após a contenção das chamas. 


“Os bichos que viviam nas áreas afetadas pelo fogo estão no processo de estabelecer novos territórios, então é comum que eles ainda circulem nas áreas queimadas. Nessas ocasiões, a população deve manter distância e não oferecer nem água nem alimento, para que eles sejam incentivados a migrar para locais sem fogo”, destaca.

Publicidade


Imagem
Londrina Iluminação assume 'papel' da Copel para acelerar ampliação da rede pública
Para assumir o serviço, a Londrina Iluminação firmou um contrato especial por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação.


INCÊNDIOS 

Publicidade


Nos últimos dias, o IAT ajudou a conter diversos incêndios florestais no Estado. As situações foram registradas no Parque Estadual Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais; na Floresta Estadual Metropolitana, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba; em um conjunto de fazendas que constitui uma APP (Área de Preservação Permanente Ecológica) em Maria Helena, no Noroeste; no Parque Nacional Ilha Grande, em Icaraíma e Alto Paraíso, no Noroeste; e no entorno do Parque Municipal Cinturão Verde, em Cianorte.


De acordo com o Corpo de Bombeiros do Paraná, foram registradas 956 ocorrências de incêndio em vegetação em 135 municípios do Estado desde o dia 19 de agosto. 


A orientação para quem avistar um foco de incêndio é acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193, também se afastando da área para evitar acidentes. Durante a ligação, forneça o máximo de detalhes possível sobre o local e as condições do incêndio, para facilitar a atuação dos profissionais.


Imagem
Operação contra o tráfico apreende mais de 300 quilos de maconha em Jaguapitã
Uma ação conjunta entre a Polícia Federal, a Receita Federal e a Polícia Rodoviária Estadual apreendeu, na madrugada desta quarta-feira (28), um veículo carregado com maconha na PR-170, em Jaguapitã (Região Metropolitana de Londrina).
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo