Mais um caso de despejo irregular foi registrado durante a tarde desta quinta-feira (29),
no Lago Norte, em Londrina. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e Polícia Militar Ambiental - Força Verde (PMA) constataram o crime ambiental.
Havia uma grande quantidade de espuma densa e branca no local. Técnicos do IAP fizeram a coleta do material para fazer a medição de Ph e análise do efluente. A água será encaminhada ao laboratório em Curitiba, que deve concluir o laudo em até 20 dias. A suspeita, a princípio, é de despejo de detergente.
Ao Portal Bonde, a assessoria do IAP informou que a chuva e movimentação da água contribuíram para a formação de espuma. A quantidade de oxigênio caiu de forma brusca por conta do produto químico, mas não houve mortandade de peixes ou qualquer espécie de fauna. Ainda conforme o órgão estadual, a espuma deve ser dissipada com a chuva.
Equipes da Sema e do IAP vão fiscalizar indústrias e residências da região na tentativa de descobrir o responsável pelo crime. Como o lançamento já cessou, a identificação do autor será mais difícil, de acordo com o IAP. A população que tiver informações sobre o caso pode entrar em contato com o órgão através do link "Fale Conosco" no site do IAP (www.iap.pr.gov.br) ou por telefone do Escritório Regional (43 – 3373-8700).
(Atualizada às 11h49).