O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou nesta quinta-feira (22) o primeiro boletim de balneabilidade da operação verão. O instituto vai monitorar a qualidade da água em 68 pontos em todo o Estado, 45 nas praias, quatro nos rios do Litoral, 16 na Costa Oeste, um no Norte e dois no Norte Pioneiro. Os índices serão divulgados todas as quintas-feiras, com exceção das próximas duas semanas, devido aos feriados de Natal e Ano-Novo, quando serão divulgados na sexta-feira.
O veranista do litoral pode acompanhar a qualidade das águas no site www.iap.pr.gov.br, na sinalização e nas barracas de informação instaladas nas praias. A bandeira de cor vermelha significa que a água está imprópria para banho nos 100 metros à esquerda e à direta da sinalização. Nesses locais, os índices de coliformes fecais, vindos principalmente de esgoto clandestino, estão acima do estipulado pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) como limite saudável. Já a azul indica que a água possui bons índices e pode ser aproveitada pelos banhistas.
O monitoramento da qualidade da água é feito pela análise de amostras recolhidas em cada um dos pontos. Essas coletas são realizadas todos os domingos e nas segundas-feiras, pois são os dias que refletem as condições da água nos dias de maior movimento.
A partir dessas amostras são feitas análises microbiológicas que detectam os índices de enterococos na água salgada e salobra, e escherichia coli (E.coli) na água doce. Os indicadores fazem parte da nova metodologia da medição da qualidade da água, para tornar o monitoramento mais ágil e preciso.
RESULTADOS – O primeiro boletim de balneabilidade mostra que a temporada começa com 98,77% dos 98 quilômetros de extensão do litoral com a qualidade da água própria para banho. Apenas seis pontos de monitoramento estão impróprios. Para cada boletim são realizadas cinco análises semanais por ponto, que só pode ser considerado próprio quando 80% dessas estejam com índices de contaminação abaixo do indicado pela legislação federal.