A partir desta semana, os dados sobre qualidade do ar em Curitiba e região passam a ser divulgados diariamente. Atualizadas sempre às 16 horas, as informações estão disponíveis no site do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) - www.iap.pr.gov.br - no link "monitoramento ambiental".
Segundo o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, no ano passado o Estado já tinha inovado com a divulgação semanal dos dados, que antes era mensal. "O nosso objetivo é buscar a publicação cada vez mais eficiente, clara e precisa à população".
O IAP conta com 12 estações de amostragem, das quais sete realizam as coletas de forma automática e no intervalo de leitura de segundos. As estações medem a quantidade de ozônio, dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio, monóxido de carbono, partículas totais em suspensão e partículas inaláveis.
Para o próximo ano, o instituto planeja ampliar a rede de monitoramento na Grande Curitiba e em mais cinco cidades do interior do Estado. Para isso, serão firmadas parceiras e convênios com empresas. Também entrará em vigor a inspeção e controle da qualidade do ar de veículos automotores, pelo Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV).
CURITIBA – A prefeitura assinou convênio de cooperação técnica inédito com o IAP e o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) – que auxilia na coletas de dados sobre poluição do ar. O convênio prevê repasse de recursos municipais para a administração da estação de monitoramento da qualidade do ar no bairro Santa Cândida. Além da participação de técnicos municipais para a interpretação dos dados juntamente com o IAP e a Lactec.
Segundo Omar Sabbag Filho, presidente do Lactec, o convênio é muito importante porque amplia a atividade da empresa na área ambiental. Para o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, a parceria mostra a preocupação com o meio ambiente, a saúde e qualidade de vida da população.
O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk, lembrou que Curitiba tem emissão de gases poluentes e que, com o monitoramento, é possível manter boa qualidade do ar. "Temos em Curitiba e região metropolitana perto de 2 milhões de veículos, além daqueles que trafegam pelas estradas que cruzam os municípios e das atividades industriais".
ANUAL - O IAP apresentou o Relatório Anual de Qualidade do Ar de Curitiba e Região Metropolitana. No documento estão detalhados os índices de poluentes no ar de cada localidade monitorada. O objetivo desse estudo é manter a população informada e servir como instrumento para o acompanhamento e avaliação da eficiência das medidas tomadas pelo governo. O trabalho de análise e monitoramento foi realizado pela Diretoria de Estudos e Padrões Ambientais (Depam) do IAP e está disponível no www.iap.pr.gov.br.