Paraná

IAP orienta implantação de Sistema Integrado de Peixes

18 ago 2007 às 13:21

O Instituo Ambiental do Paraná (IAP) está orientando e prestando apoio técnico para implementação do 1º Sistema Integrado de Peixes exóticos do país, desenvolvido pela Cooperativa Agroindustrial Consolata (Copacol), nos municípios de Nova Aurora, Cafelândia e Toledo – região oeste.

O objetivo do sistema é ampliar a diversificação das criações animais nas propriedades e proporcionar uma nova alternativa de renda aos associados, de maneira rentável e ecologicamente correta.


O IAP será responsável pela capacitação dos funcionários da cooperativa e orientação de todos os associados para questões como obtenção do licenciamento ambiental e prática de uma piscicultura que não comprometa a qualidade da água da região e dentro das normas legais para instalação dos empreendimentos de pesca nas propriedades. Em contrapartida, a Superintendência de desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) vai monitorar a qualidade da água nos tanques e rios da região.


A cooperativa conta com aproximadamente 4,3 mil associados, dos quais 250 farão parte desta primeira fase do Sistema Integrado – que vai de fevereiro de 2008 até 2010.


Para o engenheiro de Pesca do Centro de Pesquisa em Aqüicultura Ambiental (CPAA) do IAP em Toledo, Taciano Maranhão, a orientação do IAP é fundamental e vai impulsionar a recuperação da mata ciliar e reserva legal nas propriedades dos produtores associados.

O sistema integrado de peixes - entre Copacol e cooperados, será semelhante aos processos já existentes na atividade avícola e de suínos na Cooperativa, que fornece toda a logística para criação e comercialização dos peixes, e os produtores ficam responsáveis pelo manejo. Para comportar o abate, a cooperativa irá construir um abatedouro no município de Nova Aurora.
Os produtores cooperados terão a responsabilidades de realizar os manejos conforme as orientações repassadas pela cooperativa, IAP e Suderhsa para que possam alcançar bons resultados com a produção integrada.


Continue lendo