Paraná

IAP divulga boletim de balneabilidade do Litoral

18 dez 2014 às 12:50

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou nesta quinta-feira (18) o terceiro boletim de balneabilidade do Litoral da temporada. Os resultados das amostras coletadas por técnicos do órgão mostram que a maioria dos locais monitorados mantém a qualidade da água própria para banho.

Dos 47 pontos apenas um, que representa apenas 200 metros de toda a orla, é impróprio para banho. O ponto com concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) em desacordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) é a Ponta da Pita, localizada em Antonina.


Além dos pontos monitorados e divulgados nos boletins de balneabilidade, o órgão também monitora e sinaliza outros locais do Litoral que historicamente são considerados impróprios para banho durante todo o ano.


O IAP orienta para que ao alugar uma casa para passar a temporada no Litoral o veranista verifique se está ligada à rede de esgoto ou se as fossas estão limpas corretamente. Com essas medidas simples os veranistas podem contribuir com a manutenção da boa qualidade da água para banho nas praias.


O boletim da Costa Oeste e Norte será emitido todas as sextas-feiras. Na semana do Natal e Ano-Novo os boletins serão emitidos nas quartas-feiras (24 e 31) do Litoral e nas sextas-feiras (26 e 2) do Interior.


SINALIZAÇÃO - No Litoral, os veranistas podem acompanhar a qualidade das águas nas bandeiras instaladas na orla, em totens eletrônicos e outros serviços do Governo do Paraná.


A bandeira de cor vermelha significa que a água está imprópria para banho nos 100 metros à esquerda e à direta da sinalização. A azul indica que a água possui boas condições e pode ser aproveitada pelos banhistas.

Os veranistas também podem obter essa informação no site do IAP (www.iap.pr.gov.br) e nos comércios locais.


Continue lendo