Oito anos após ser inaugurada, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia de Jacarezinho ainda não funciona. A direção do hospital alega não ter recursos para assumir a despesa mensal da UTI estimada hoje em R$ 69,8 mil. O diretor administrativo da Santa Casa, Nelson Tonoto, calcula que o saldo negativo entre a receita e a despesa da UTI fique em R$ 22 mil. O balanço contabiliza, além dos recursos obtidos junto ao SUS, do próprio hospital e internações particulares, as despesas com equipamentos e pessoal.
Para viabilizar o funcionamento da unidade, Nelson Tonoto alega que precisa de parceria. "Terceirizamos, emprestamos ou cedemos em comodato, mas precisamos de um parceiro", disse. O diretor afirma que deve haver uma mobilização conjunta da prefeitura e comunidade para obtenção dos recursos.
O prefeito de Jacarezinho, José Antonio de Oliveira (PSDB), disse através da assessoria de imprensa, que a administração municipal não tem recursos suficientes para manter a UTI e sugeriu a participação das prefeituras da região com o pagamento de diárias. Ele alerta também sobre a necessidade de profissionais especializados para Unidade de Terapia Intensiva.
Atualmente os pacientes de Jacarezinho que precisam de UTI são encaminhados para Cornélio Procópio ou Londrina. Além do prejuízo aos doentes, a demora no início de funcionamento da unidade pode comprometer os equipamentos, adquiridos em 1994 e que nunca foram usados. A UTI está avaliada em R$ 200 mil, tem sete leitos e é a única da 19º Regional de Saúde no município.
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