O Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) será responsável pela vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) e pelo acompanhamento de 400 mulheres, num período de quatro anos.
As mulheres que participarão dos estudos já estão sendo selecionadas e receberão três doses da vacina. Esta é a terceira fase de estudos com a vacina contra HPV, vírus que pode ocasionar câncer no colo do útero.
A primeira fase, iniciada há mais de 10 anos, foi a das pesquisas com a vacina contra a infecção pelo papilomavírus com animais nos laboratórios. Na segunda fase, que começou em 2000, já foram vacinadas 1,1 mil mulheres, com idade entre 15 e 25 anos, nos três países americanos envolvidos - Canadá, Estados Unidos e Brasil.
Aqui, três instituições participam das pesquisas: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Hospital das Clínicas de Porto Alegre e o HC de Curitiba, que vacinou 108 mulheres.
Estes hospitais começam agora a terceira fase da pesquisa, que tem duração de dois anos, dessa vez com mais pacientes voluntárias e mais países envolvidos, entre eles os da Ásia e Europa. Segundo o ginecologista e professor da UFPR Newton de Carvalho, nenhuma das mulheres já vacinadas contraiu a doença nem teve qualquer reação ao medicamento.
Fonte: Agência Brasil