Quatorze hospitais de 13 municípios paranaenses começam a receber, a partir do início de julho, 27 kits de equipamentos para Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), avaliados em R$ 1,5 milhão. Ao todo, 254 hospitais brasileiros serão atendidos pela medida, que integra o Projeto de Equipamentos Médico-hospitalares para Urgência e Emergência, do Ministério da Saúde. O investimento é de aproximadamente R$ 38 milhões repassados por meio do Projeto Reforsus (Reforço à Reorganização do Sistema Único de Saúde).
A indicação dos hospitais a serem reequipados foi feita pelas secretarias estaduais de Saúde, mediante declaração de capacitação técnica - disponibilidade de recursos humanos, técnicos e físicos para instalação e operação dos equipamentos - junto ao Ministério da Saúde.
Os equipamentos estão organizados em dois kits diferentes. Os de UTI Geral I incluem analisador de gases sanguíneos, respirador mecânico adulto e infantil e eletrocardiógrafo. Os de UTI Geral II contêm monitor multiparamétrico - para monitorar batimento cardíaco, pressão arterial, controlar grau de saturação de oxigênio e de gás carbônico no sangue -, respirador mecânico adulto e infantil, desfibrilador (para reverter arritmias graves).
Entre os estabelecimentos de saúde do Paraná, o Hospital Universitário de Maringá é o que receberá o maior número de kits (5). Serão beneficiados, ainda, o Hospital e Maternidade São José dos Pinhais (4), o Hospital da Previdência de Apucarana (1), a Santa Casa de Arapongas (2), a Casa de Misericórdia de Cornélio Procópio (1), Santa Casa Monsenhor Guilherme (1), de Foz do Iguaçu, o Hospital de Caridade de Irati (1), a Santa Casa de Londrina (2) e o Hospital Universitário Norte do Paraná (1), também em Londrina, a Maternidade Nossa Senhora da Luz (2), de Medianeira, a Santa Casa de Misericórdia de Paranaguá (2), a Santa Casa de Misericórdia de Paranavaí (1), o Hospital Bom Jesus de Ponta Grossa (2) e o Hospital Regional União da Vitória (2).
Leia mais em reportagem de Andréa Lombardo, na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta terça-feira