Pelo menos três mil crianças carentes de todo o Brasil poderão fazer tratamento homeopático gratuito por intermédio da campanha "Homeopatia Solidária". O projeto estará sendo lançado em São Paulo, durante o 3º Encontro Sudeste de Homeopatia, e conta com participação das associações Médica Homeopática Brasileira, de Cirurgiões Dentistas Homeopatas, de Farmacêuticos Homeopatas e da Pastoral da Criança.
O médico Francis Mourão, um dos idealizadores do projeto, explica que a expecativa é mobilizar cerca de 3 mil dos 15 mil médicos homeopatas brasileiros. Os profissionais e as farmácias que se dispuserem a participar da campanha começarão a ser cadastrados já.
A princípio, cada médico ou dentista atenderá uma criança durante um ano. "Aquele que tiver mais tempo disponível poderá ampliar o número de atendimentos." Ele estima que, no Paraná, existam aproximadamente 700 homeopatas, 300 deles somente em Curitiba.
As crianças serão indicadas pela Pastoral da Criança, que terá uma lista dos profissionais cadastrados. Segundo Mourão, não foram definidas patologias específicas para essa indicação. "A entidade vai fazer uma triagem das crianças, dando preferência para aquelas que apresentem quadros clínicos crônicos, como de asma ou bronquite, e, por isso, necessitem de tratamento prolongado", esclareceu.
Todas as consultas - iniciais e de acompanhamento - serão feitas nos consultórios dos próprios médicos. As farmácias cadastradas fornecerão o medicamento utilizado durante todo o período de tratamento. "No final do tratamento, os médicos encaminharão relatório da evolução do paciente para a Pastoral."
A campanha dos homeopatas pega carona no Ano Internacional do Voluntariado, mas o objetivo maior, segundo Mourão, é contribuir com Pastoral da Criança, que mereceu indicação ao Prêmio Nobel da Paz, este ano, pelo intenso trabalho realizado na redução da mortalidade infantil.