A Polícia Ambiental conseguiu recuperar 22 pássaros silvestres que estavam em situação de cativeiro em Londrina. As aves foram encontrados em uma residência do conjunto Violim (zona norte) após o proprietário da casa ligar para a polícia e comunicar o fato. A abordagem foi feita por volta das 11h desta terça-feira (12).
Foram encontrados oito trinca ferro, três coleirinhas papa capim, um azulão, dois pinta silgo, um bigodinho, uma coleirinha do brejo, uma patativa, dois canários da terra, um galo de campina, um sabiá laranjeira e um papagaio de cerca de quinze anos de idade. Todas as aves estavam em cativeiro e sem a devida legalização e autorização do órgão federal responsável, o Ibama.
A segunda abordagem foi feita na cidade de Cambé, onde a polícia recebeu 12 pássaros silvestres de outro homem. Foram encontrados quatro coleirinhas papa capim, um pássaro preto, cinco trinca ferros e dois papagaios verdadeiros.
Todas as aves possuem sinais de domesticação. Elas vão ser encaminhadas para veterinários e biólogos. Os pássaros que apresentarem condições de soltura vão receber a liberdade de imediato. Os outros serão encaminhados um a centro de readaptação.