A partir desse final de semana (29.04) até dezembro, todos os domingos, às 11 horas, no Teatro José Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655), acontece o projeto Domingo no Teatro, de Teatro de Bonecos. Com ingressos a R$ 1,00, as peças serão encenadas por grupos contratados pelo Centro Cultural Teatro Guaíra.
O primeiro espetáculo a ser encenado é "Histórias Desassombradas", de autoria e direção de Paulo Afonso de Souza Castro. A produção é da Cia Lua Nova, que utiliza diversas técnicas de teatro de bonecos como luva, varas e manipulação aparente. Destinado ao público infantil, "Histórias Desassombradas" resgata o lendário popular brasileiro. "A intenção é ir buscar nas tradições culturais brasileiras, a atividade milenar de contar histórias", afirma o bonequeiro Paulo Afonso.
Assistir a uma peça de teatro de bonecos, segundo Castro, propicia um momento mágico, lúdico e de humanização. "Os sonhos tornam-se realidade. As crianças vivem as situações e ganham experiências para enfrentar as dificuldades da vida", argumenta.
A peça é dividida em três partes que contam as lendas da "Mula Sem Cabeça", do "Lobisomem" e do "Boitatá". No palco dois viajantes: Zé Vagalume e Maria Borboleta conduzem as crianças rumo à fantasia. Além das lendas, o espetáculo homenageia a música caipira, com a dupla Alvarenga e Ranchinho, no quadro "O Romance da Caveira".
Serviço: Projeto Domingo no Teatro, de Teatro de Bonecos, domingo (29), às 11 horas, no Teatro José Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655). Ingresso único a R$ 1,00. Informações: 322-7150.